Bem pagode é esta coisa mais pop, mais modinha musicas tipo (Pixote,Doce encontro,Jeito moleque, e entre outros).cheios de implementação de, varios outros instrumentos.O samba é feito com versos coerentes , são como poemas cantados, e é feito realmente por quem conhece (Jorge Aragão, Fundo de Quintal, Clara Nunes, Cartola, João Nogueira, Noel Rosa, Beth Carvalho, entre muitos outros,) o samba nunca sai de moda, já o pagode.....E tenha certeza quem é fã do samba não gosta do pagode, muitos pensam que é a mesma coisa mas não sabem nem 1/3 da diferença.
segunda-feira, 26 de abril de 2010
A diferença entre Samba e Pagode
Postado por Carina | às 12:29 | 0 comentáriosBem pagode é esta coisa mais pop, mais modinha musicas tipo (Pixote,Doce encontro,Jeito moleque, e entre outros).cheios de implementação de, varios outros instrumentos.O samba é feito com versos coerentes , são como poemas cantados, e é feito realmente por quem conhece (Jorge Aragão, Fundo de Quintal, Clara Nunes, Cartola, João Nogueira, Noel Rosa, Beth Carvalho, entre muitos outros,) o samba nunca sai de moda, já o pagode.....E tenha certeza quem é fã do samba não gosta do pagode, muitos pensam que é a mesma coisa mas não sabem nem 1/3 da diferença.
Site recomendado
Postado por Carina | às 12:09 | 0 comentáriosA história da música gospel
Postado por Carina | às 09:19 | 1 comentáriosOrigens
Thomas A. Dorsey (1899-1993), compositor de sucesso tipo There Will Be Peace in the Valley, é considerado por muitos, O Pai da Música Gospel. No início de sua carreira ele era um importante pianista de Blues, conhecido aliás por Georgia Tom. Ele começou a escrever Gospel depois que ouviu Charles A. Tindley (1851-1933) numa convenção de músicos na Filadélfia, e depois, abandonando as letras mais agressivas de outras canções, não abandonou, contudo, o ritmo de Jazz tão parecido com o de Tindley. A Igreja inicialmente não gostou do estilo de Dorsey e não achou apropriado para o santuário, na época. Em 1994, após o seu falecimento, a revista Norte-americana, Score, publicou um artigo com o título: The Father of Gospel Music (em português, "O Pai da Música Gospel"); neste artigo a revista declara que quando Dorsey percebeu, no início de sua carreira com o Gospel, que muita gente estava brigando contra a música Gospel, ele estava "determinado para carregar a bandeira" a favor do Gospel, bem entendido. Assim ele fez. Ele investiu em 500 cópias da canção dele, If you See My Saviour (em português, "Se Você Ver o meu Salvador") e enviou para diversas igrejas do país. Levou quase três anos para ele conseguir mais pedidos da música e ele quase retornou a tocar o Blues. Mas Dorsey não desistiu e com ajudas de outros bons músicos ele foi em frente. Trabalhou com as cantoras, Sallie Martin (1896-1988) e Willie Mae Ford Smith (1904-1994), escreveu centenas de músicas Gospel e testemunhou a sua música subir no púlpito das igrejas—aonde, uma vez, recusaram ela de subir! Dorsey fundou a Convenção Nacional de Corais Gospel nos EUA, em 1932, uma organização que ainda existe até hoje.
segunda-feira, 19 de abril de 2010
funk na década de 1970
Postado por Carina | às 06:51 | 0 comentáriosOutros grupos de funk que surgiram nos anos 70 incluindo: B.T. Express, The Commodores, Earth, Wind & Fire, War, Lakeside, Brass Construction, KC and the Sunshine Band, Kool & The Gang, Chic, Cameo, Fatback, The Gap Band, Instant Funk, The Brothers Johnson, Ohio Players, Wild Cherry, Skyy, e músicos/cantores como Jimmy "Bo" Horne, Rick James, Chaka Khan, Tom Browne, Kurtis Blow (um dos precursores do rap), e os popstars Michael Jackson e Prince. Nos anos 80 o funk tradicional perdeu um pouco da popularidade nos EUA, à medida em que as bandas se tornavam mais comerciais e a música mais eletrônica. Seus derivados, o rap e o hip hop, porém, começaram a se espalhar, com bandas como Sugarhill Gang e Soulsonic Force (em parceria com Afrika Bambaataa). A partir do final dos anos 80, com a disseminação dos samplers, partes de antigos sucessos de funk (principalmente dos vocais de James Brown) começaram a ser copiados para outras músicas pelo novo fenômeno das pistas de dança, a house music.
Nesta época surgiu também algumas derivações do funk como o Miami Bass, DEF, e a ramificação latina da Freestyle Music conhecida no brasil como Funk Melody que também faziam grande uso de samplers, Caixas de ritmos e sintetizadores. Tais ritmos se tornaram combustível para os movimentos Break e Hip Hop.
Os anos 80 viram também surgir o chamado funk-metal (também conhecido como funk rock), uma fusão entre guitarras distorcidas de heavy-metal ou rock e a batida do funk, em grupos como Red Hot Chili Peppers (rock) e Faith No More (metal).
Origens do rock
Postado por Carina | às 06:41 | 0 comentáriosEste gênero musical de grande sucesso surgiu nos Estados Unidos nos anos 50 ... Inovador e diferente de tudo que já tinha ocorrido na música, o rock unia um ritmo rápido com pitadas de música negra . Uma das características mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo dançante, caiu rapidamente no gosto popular.
A rock na década de 1950 : primeiros passos
É a fase inicial deste estilo, ganhando a simpatia dos jovens que se identificavam com o estilo rebelde dos cantores e bandas. Surge nos EUA e espalha-se pelo mundo em pouco tempo.
Esta fase marca a entrada no mundo do rock da banda de maior sucesso de todos os tempo : The Beatles. Os quatro jovens de Liverpool estouram nas paradas da Europa e Estados Unidos, em 1962, com a música Love me do. Os Beatles ganham o mundo e o sucesso aumentava a cada ano desta década.A década de 1960 ficou conhecida como Anos Rebeldes, graças aos grandes movimentos pacifistas e manifestações contra a Guerra do Vietnã.
Nesta época o rock ganha uma cara mais popular com a massificação da música e o surgimento do videoclipe. Surge também uma batida mais forte e pesada no cenário do rock. É a vez do heavy metal de bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Por outro lado, surge uma batida dançante que toma conta das pistas de dança do mundo todo.
A década de 1980 foi marcada pela convivência de vários estilos de rock. O new wave faz sucesso no ritmo dançante das seguintes bandas: Talking Heads, The Clash, The Smith, The Police.Surge em Nova York uma emissora de TV dedicada à música e que impulsiona ainda mais o rock. Esta emissora é a MTV, dedicada a mostrar videoclipes de bandas e cantores.Começa a fazer sucesso a banda de rock irlandesa chamada U2 com letras de protesto e com forte caráter político. Seguindo um estilo pop e dançante, aparecem Michael Jackson e Madonna.
Esta década foi marcada por fusões de ritmos diferentes e do sucesso, em nível mundial, do rap e do reggae. Bandas como Red Hot Chili Peppers e Faith no More fundem o heavy metal e o funk, ganhando o gosto dos roqueiros e fazendo grande sucesso.
O primeiro sucesso no cenário do rock brasileiro apareceu na voz de uma cantora. Celly Campello estourou nas rádios com os sucessos Banho de Lua e Estúpido Cupido, no começo da década de 1960. Em meados desta década, surge a Jovem Guarda com cantores como, por exemplo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Com letras românticas e ritmo acelerado, começa fazer sucesso entre os jovens.Na década de 1970, surge Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados. Na década seguinte, com temas mais urbanos e falando da vida cotidiana, surgem bandas como: Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso.Na década de 1990, fazem sucesso no cenário do rock nacional : Raimundos, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Pato Fu, Skank entre outros.
- Comemora-se em 13 de julho o Dia Mundial do Rock.
Novidades para fãs da cantora: SANDY
Postado por Carina | às 05:47 | 0 comentáriosNovidade para fãs da cantora Sandy
A cantora Sandy faz seu primeiro single"de manuscrito".Já pode ser encontrado no youtube ou no site da propria Sandy na uol e no meu blog a letra da música "pés cansados".http://sandyoficial.uol.com.br/
Fiz mais do que possoVi mais do que agüentoE a areia dos meus olhos é a mesmaQue acolheu minhas pegadas
Depois de tanto caminharDepois de quase desistirOs mesmos pés cansados voltam pra você.Pra você.
Eu lutei contra tudoEu fugi o que era seguroDescobri que é possível viver sóMas num mundo sem verdade.
Depois de tanto caminharDepois de quase desistirOs mesmos pés cansados voltam pra você.Pra você.
Sem medo de te pertencer.Voltam pra você.
Depois de tanto caminharDepois de quase desistirOs mesmos pés cansados voltam pra você.Pra você.
Meus pés cansados de lutarMeus pés cansados de fugirOs mesmos pés cansados voltam pra você.Pra você
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Site recomendado
Postado por Carina | às 00:30 | 0 comentáriosOi ,pessoal vim até aqui para falar pra vocês que eu conheço um site muito legal com letras e para você aprender a cantar ele tem um jogo para você completar as músicas .
É muito legal por que você se diverte e aprende a cantar é ótimo .
quinta-feira, 15 de abril de 2010
História da música
Postado por Carina | às 23:35 | 0 comentáriosHistória da música é um estudo das origens e evolução da música ao passar o tempo.
Como dever histórico entra na história da arte e na evolução da cultura de todos os povos.
Como disciplina musical ,normal é a divisão da musicologia e da teoria musical.
É um estudo,como uma área da história,é trabalho dos historiadores,porém também é freqüentemente realizado pelos musicólogos.
Em 1957 Marius Schneider escreveu :”Até poucas décadas atrás o termo ‘história da música’significava meramente a história da música erudita européia.Foi um estendido para adicionar a fundação indispensável da música não européia e finalmente a música da pré-histórica.”
Há,muitas histórias da música quanto há cultura e espaços no mundo e todas as suas vertentes têm desdobramento e subdivisões.Podemos falar da música no ocidente,mas também podemos descobre-las na história da música erudita do ocidente.
O objetivo do estudo da história da música.
A história da música envolve mais ou menos:
- As origens culturais da música em cada grupo humano estudado.
- As influências culturais e sociais que a música exerce e sofre ao longo de seu desenvolvimento.
- A origem e evolução de seus sistemas musicais característicos (que envolvem suas estruturas rítmicas, melódicas e harmônicas).
- O desenvolvimento das formas musicais e dos gêneros e estilos.
- A história dos instrumentos musicais e técnicas associadas à sua execução.
- A influência mútua entre a música e os demais movimentos culturais.
- A origem e evolução dos sistemas teóricos utilizados para estudá-la, incluindo sistemas de notação e análise musical.
- As principais personalidades envolvidas na sua evolução. Os compositores e músicos que marcaram cada período ou gênero específico ou que impulsionaram o desenvolvimento de novas formas, estilos e gêneros.
- A cronologia de todos estes temas.
Os métodos usados no estudo da história da música podem incluir a análise de manuscritos e iconografia, o estudo de textos críticos ou literários, a associação entre música e linguagem e a relação entre a música e a sociedade. A análise de artefatos arqueológicos e a documentação etnográfica também são instrumentos úteis a este campo do conhecimento.
A História da música e a etnologia
Uma das razões do conceito de que história da música refere-se apenas à música ocidental é a grande quantidade de obras existentes que falam apenas desta vertente e predominaram por muitos séculos. Depois do surgimento da uma área da etnologia, foi que as origens da música não européia passaram a ser mais divulgadas.
No estudo da música primitiva que tem relacionamento a música às culturas que as envolvem, há duas abordagens prevalecentes: a "Escola de Berlim" e a tradição Norte Americana da área cultural. Entre os aspectos que analisou a distribuição de instrumentos culturais de acordo com os círculos culturais estudados , e descobriram que as distribuições estavam correlacionadas. A etnologia analisa e documenta as manifestações culturais oralmente e as correlacionam às suas regiões para determinar a história de cada cultura. Isso inclui todas as manifestações artísticas, inclusive a música.
A música na pré história
Somente através do estudo de sítios arqueológicos podemos ter uma idéia do desenvolvimento da música nos primeiros grupos humanos. A arte rupestre encontrada em cavernas dá uma vaga idéia desse desenvolvimento ao apresentar figuras que parecem cantar, dançar ou tocar instrumentos. Fragmentos do que parecem ser instrumentos musicais oferecem novas pistas para completar esse cenário. No entanto, toda a cronologia do desenvolvimento musical não pode ser definida com precisão. É impossível, por exemplo, precisar se a música vocal surgiu antes ou depois das batidas com bastões ou percussões corporais. Mas podemos especular, a partir dos desenvolvimentos cognitivos ou da habilidade de manipular materiais, sobre algumas das possíveis evoluções na música.
Na sua "História Universal da música", Roland de Candé nos propõe a seguinte seqüência aproximada de eventos:
- Antropóides do terciário - Batidas com bastões, percussão corporal e objetos entrechocados.
- hominídeos do paleolítico inferior - Gritos e imitação de sons da natureza.
- Paleolítico Médio - Desenvolvimento do controle da altura, intensidade e timbre da voz à medida que as demais funções cognitivas se desenvolviam, culminando com o surgimento do Homo sapiens por volta de 70.000 a 50.000 anos atrás.
- Cerca de 40.000 anos atrás - Criação dos primeiros instrumentos musicais para imitar os sons da natureza. Desenvolvimento da linguagem falada e do canto.
- Entre 40.000 anos a aproximadamente 9.000 a.C - Criação de instrumentos mais controláveis, feitos de pedra, madeira e ossos: xilofones, litofones, tambores de tronco e flautas. Um dos primeiros testemunhos da arte musical foi encontrado na gruta de Trois Frères, em Ariège, França. Ela mostra um tocador de flauta ou arco musical. A pintura foi datada como tendo sido produzida em cerca de 10.000 a.C.
- Neolítico (a partir de cerca de 9.000 a.C) - Criação de membranofones e cordofones, após o desenvolvimento de ferramentas. Primeiros instrumentos afináveis.
- Cerca de 5.000 a.C - Desenvolvimento da metalurgia. Criação de instrumentos de cobre e bronze permitem a execução mais sofisticada. O estabelecimento de aldeias e o desenvolvimento de técnicas agrícolas mais produtivas e de uma economia baseada na divisão do trabalho permitem que uma parcela da população possa se desligar da atividade de produzir alimentos. Isso leva ao surgimento das primeiras civilizações musicais com sistemas próprios (escalas e harmonia).
A idade antiga
As primeiras civilizações musicais se estabeleceram principalmente nas regiões férteis ao longo das margens de rios na Ásia central, como as aldeias no vale do Jordão, na Mesopotâmia, Índia (vale do Indo atualmente no paquistão), Egito (Nilo) e China (Huang He). A iconografia dessas regiões é rica em representações de instrumentos musicais e de práticas relacionadas à música. Os primeiros textos destes grupos apresentam a música como atividade ligada à magia, à saúde, à metafísica e até à política destas civilizações, tendo papel freqüente em rituais religiosos, festas e guerras. As cosmogonias de várias destas civilizações possuem eventos musicais relacionados à criação do mundo e suas mitologias freqüentemente apresentam divindades ligadas à música.
Século XX
No século XX houve ganho de popularidade do rádio pelo mundo, e novas medias e tecnologias foram desenvolvidas para gravar, capturar, reproduzir e distribuir música. Com a gravação e distribuição, tornou-se possível aos artistas da música ganhar rapidamente fama nacional e até internacional. As apresentações tornaram-se cada vez mais visuais com a transmissão e gravação de vídeos musicais e concertos. Música de todo gênero tornou-se cada vez mais portátil.
A música do século XX trouxe nova liberdade e maior experimentação com novos gêneros musicais e formas que desafiaram os dogmas de períodos anteriores. A invenção e disseminação dos instrumentos musicais eletrônicos e do sintetizador em meados do século revolucionaram a música popular e aceleraram o desenvolvimento de novas formas de música. Os sons de diferentes continentes começaram a se fundir de alguma forma.
OBS: Algumas coisas foram tiradas do texto e outras eu escrevi.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_m%C3%BAsica